Intolerância sobre a liberdade de pensamento.

09/01/2015 21:03

"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada" (Edmund Burke)

 

Não é de hoje que ataques violentos à liberdade de expressão vem ocorrendo no mundo, pois, um direito que é muito controvertido nas bancas da sociedade e nos meios de comunicação vem sendo alvo, por muitas vezes acertadas, de invioláveis ofensas ou de mero símbolo de liberdade de expressão.

O ataque com 12 mortos contra uma jornal semanal de sátiras francês que zombou do islamismo parece dar combustível para os movimentos anti-imigração em toda Europa e inflamar a "guerra cultural" sobre a posição da religião e da identidade étnica na sociedade.

A primeira reação na França às mortes na redação do jornal Charlie Hebdo, na quarta-feira (7), por homens armados e mascarados que gritavam slogans islâmicos foi uma efusão de apoio à unidade e liberdade de expressão nacional

Mas e aqui no Brasil, como vemos a liberdade?

Algumas das liberdades são bem praticadas e conhecidas por todos na sociedade brasileira, porém vamos sintetizar alguns conceitos de liberdade:

 

LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DE PENSAMENTO ( ART. 5º, IV E V)

 

A constituição assegurou a liberdade de manifestação de pensamento, vedando o anonimato. Caso durante a manifestação do pensamento se cause dano material, moral ou à imagem, assegura-se o direito de resposta, PORÉM É MUITO BOM SALIENTAR, QUE ESSA RESPOSTA DEVE SER PROPORCIONAL A OFENSA,  podendo ser recorrido a indenização. Portanto nunca saia ofendendo ou tentando agir com força para aquele com que lhe ofendeu. Por isso é muito bom o trocadilho com uma frase corriqueira: Faça-se Justiça, com Justiça e não com violência!

 

LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, CRENÇA E CULTO (ART. 5º, VI A VIII)

 

Assegura-se a inviolabilidade da liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

Nunca se pode ofender alguém por causa da sua religião ou crença, porém, quando ofendido, não poderá esse, agir de violência (como no caso da jornal) por motivos de que DEUS, Maomé, Jeová ou qual denominação você preferir para cometer atrocidades ou até assassinatos em massa.

Isso é uma falta de respeito até com as próprias crenças,pois ninguém, em estado sã ou nenhum Deus (pelo menos o que eu creio) sugere a violência contra as pessoas que não o aceitam ou que os ofendem.

Acredito (acredito porque faz muito tempo que não leio a Bíblia) que Deus nunca quis machucar o homem ou porque se sentiu ofendido ele cometeu assassinatos em massa para HONRAR O SEU NOME! Existi uma passagem na Bíblia que Jesus ao ser ofendido com um tapa no rosto, virou-lhe o outro lado da face para mostrar que não era digno de ofender ninguém ou de cometer qualquer ato de violência para com o próximo.

Isso (irei rebater novamente na tecla) é que venho por diversas vezes batendo nessa tecla... que o homem não senti mais a piedade ou talvez o amor que sentíamos ou que dos ensinamentos que Jesus e vários outros filósofos, profetas ou o quer que seja dado nome.

Isso senhores e senhoras é a FALTA DE EMPATIA que muitos de nos sentimos nesse mundo que se torna cada vez mais ofensivo e intolerante.

Não quero me aprofundar tanto no assunto, mas vou terminar com um texto do pensador Martin Niemoller, que diz:

“Primeiro levaram os comunistas,
Mas não falei, por não ser comunista.

Depois, perseguiram os judeus,
Nada disse então, por não ser judeu,

Em seguida, castigaram os sindicalistas
Decidi não falar, porque não sou sindicalista.

Mais tarde, foi a vez dos católicos,
Também me calei, por ser protestante.

Então, um dia, vieram buscar-me.
Nessa altura, já não restava nenhuma voz,
Que, em meu nome, se fizesse ouvir”

(Martin Niemoller)

O amor ao próximo não conhece fronteiras ideológicas ou religiosas. Devemos respeitar o próximo, sem fronteiras ou qualquer tipo de Lei ou qualquer imposição. Somo s todos humanos! Somos todos um só ser, uma só raça, um só tipo. Somos todos, seres humanos e precisamos todos de amor.